“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”- Victor Hugo

A falta de tempo é o mal do século. Todos estão correndo, o mundo tem pressa, falta tempo para todos e para tudo. Por que isso acontece? Mesmo com as facilidades da modernidade não conseguimos mais tempo e o tempo parece voar. Na verdade, estamos nos sobrecarregando de tarefas, obrigações, almejando sempre mais e nos esquecemos que o tempo não é flexível, ele não muda, é igual para todos. Precisamos administrar o nosso tempo da melhor maneira possível, pois gerir bem o nosso tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso na vida pessoal e profissional.

O que é administração do tempo?

Administrar o tempo é você conseguir realizar suas tarefas em ordem de importância, de forma organizada e otimizada e que traga resultados positivos.

Quais as vantagens na administração do tempo?

  • Vida tranquila-sem estresse-sem correria-com foco.
  • Tempo de qualidade com a família.
  • Vida pessoal de qualidade.
  • Vida espiritual equilibrada.
  • Vida social com relacionamentos saudáveis.
  • Vida profissional com melhores resultados.

Como administrar o tempo e ser produtivo?

Primeiro, vamos saber o que é produtividade?Podemos definir como a característica ou condição do que é produtivo, ou a capacidade de produzir bem. A expressão Produtividade está relacionada a eficiência e eficácia de um negócio ou de uma tarefa.

É só seguir o passo a passo abaixo e você começará a administrar o seu tempo de forma prática e com certeza você será bem mais produtivo e com resultados excelentes.

O que você quer atingir do ponto de vista profissional, pessoal, financeiro, familiar e social? Os resultados vão depender de como você gasta o seu tempo hoje.

5 formas de melhorar a gestão do tempo e produtividade.

1.Crie uma Lista de Tarefas

A saída para se livrar do vício da procrastinação — o ato de deixar tudo para depois — é ter três metas possíveis para cumprir no dia. Deixe-as anotadas no papel – agenda – bloco de notas,  para você não as esquecer. Dessa forma, você poderá medir o seu desempenho e criar planos de ações para acelerar os resultados.

2.Estabeleça Prioridades

  • Priorize as ações que vai te levar a sua meta.
  • Importante não é urgente! Qualidade não é quantidade!
  • Produtividade não é dia cheio de atividades. Faça o que precisa, não o que você gosta.

3.Foco no seu projeto-meta

Ao realizar as suas tarefas diárias com foco e determinação, você ganha tempo para resolver as urgências que possam aparecer no caminho, aumentando a sua produtividade de maneira definitiva.  Tenha metas a longo, médio e curto prazo e foque onde você quer chegar.

4.Elimine as distrações

Identifique os ladrões de tempo, e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais, etc.

5. Aprenda a dizer “NÃO”

Uma das habilidades mais importantes para quem deseja otimizar o seu tempo é aprender a dizer não. Só você sabe o que é importante pra você, então tome as rédeas da sua vida e diga NÃO pra tudo que te faz retroceder.

Como se organizar?

Usar agenda, estabelecer estratégias/prioridades, focar e agir.

Para isso você precisa saber se você é organizado.

Organizado ou Desorganizado? Eis a questão…

Organizado: Ações de forma ordenada, regular. Que segue uma lógica, uma ordem. Aquele que mantêm suas coisas em ordem.

Agora responda sim ou não.

Não usa agenda convencional ou aplicativos/ Não se programa/ Não tem noção do tempo/ Está sempre estressado/ Não se concentra no que faz/ Vive dando desculpas por sua falta de tempo/ Acha que o dia deveria ser maior/ Sempre deixa algo pra depois/ Está sempre culpando os outros por sua falta de prioridade.

Se você respondeu 4 “sim” para as questões acima você é desorganizado, mas isso não quer dizer nada, você pode mudar agora!

Basta você tomar essa decisão e se organizar, pois dessa maneira, você experimentará uma vida mais tranquila e com melhores resultados.

Cristiana Franca