Vamos falar sobre Propósito de Vida?

“O propósito da vida é descobrir o seu presente, tudo o que está dentro de você e como você pode utilizá-lo.”  – William Shakespeare –

Antes de começar a falar sobre o seu propósito de vida eu quero te falar sobre Ikigai.

IKIGAI, é uma palavra japonesa que se traduz como “a razão de ser” ou “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs”.

Combinando as palavras japonesas “iki”, que significa vida, e “gai”, que remete a valor ou resultado, Ikigai é essencialmente um antigo conceito que pode te ajudar a encontrar a sua própria “razão de ser” ou o motivo pelo qual você acorda todos os dias. Esse estilo de vida promete não apenas felicidade e realização, mas também está relacionado à vitalidade.

A filosofia Ikigai é na verdade uma “filosofia de vida” originária de Okinawa, ilhas ao sul do Japão que apresentam entre sua população as mais altas taxas de longevidade do planeta, com mais de 20% de sua população já alcançando a casa dos 100 anos.

Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio ikigai no nosso interior e é imprescindível descobri-lo, ter propriedade dele e mostrá-lo para o mundo. Porque, dessa forma, conseguiremos nos comprometer com nós mesmos para enfrentar qualquer dificuldade. Eles dizem;

“ Quem tem um porquê para viver pode suportar qualquer como.”

Como encontrar seu Ikigai 

Para encontrar um propósito, os especialistas recomendam começar com quatro perguntas:

O que você ama? (Corresponde a sua paixão)

No que você é bom? (Diz respeito a sua profissão)

O que o mundo precisa? (Relaciona-se com a sua missão)

Pelo que você pode ser pago? (Corresponde a sua vocação)

Para ajudar a esclarecer cada um desses aspectos fundamentais, vale se perguntar:

O quanto você tem de harmonia entre o que faz e o que sente? Você é feliz com o que você faz?

Por que você faz o que faz? Qual a importância? Encontrar o próprio propósito implica ter conhecimento do que estamos fazendo e o que isso causa no meio à nossa volta – eu, nós e todos nós!  Qual o impacto do que você faz no mundo? (Seu mundo e o mundo das pessoas)?  Então, quando você faz alguma coisa consciente do bem que está gerando, está no caminho certo.

AS 10 leis do Ikigai

Tudo aquilo que acreditamos, verdadeiramente, se torna a nossa realidade.

1- Mantenha sempre ativa (o) nunca se aposente.

2- Tenha calma, uma vida sem pressa e sem urgências.

3- Não coma até se encher.  Regra 80/20 comer 20% a menos

4- Rodei-se de bons amigos

5- Pratique exercícios físicos

6- Sorria

7- Reconecte com a natureza

8- Agradeça

9- Viva o momento – Passado = depressão; futuro = ansiedade

10-  Siga seu ikigai. Seu Propósito o que você ama fazer, faz bem, as pessoas apreciam, querem e o mundo precisa.

 “Uma pessoa feliz está satisfeita demais com o presente para pensar no futuro.” Albert Einstein.

 Depois de tudo que você leu eu quero te incentivar a buscar e encontrar o seu propósito, para que você tenha uma vida próspera e feliz.

Qual seu propósito de vida?

Qual a sua razão de ser? Quem é você? Quais seus sonhos? O que te move? Qual os seus pontos fortes, dons e talentos? O que você ama fazer? Esses são as perguntas que nós fazemos quando queremos encontrar o nosso propósito. E eu quero incentivar você.

Encontrar um propósito traz sentido para a sua existência e proporciona uma vida mais produtiva, próspera e com paz. Chamo isso de uma vida plena, que é possível e está ao alcance de todos nós.

Você gostou de saber o  que é ikigai? E como descobrir seu propósito? Claro que existem ferramentas específicas e um processo intenso de autoconhecimento para facilitar a descoberta do seu propósito, mas eu quero sempre trazer informação pra você e dizer que é possível viver em paz e ter um propósito definido facilita muito, ou é imprescindível. rsrsrs

Grande Abraço e até mais!

Cristiana Franca! Criadora do Programa Postura de Valor. 5 P s

Postura – Propósito – Produtividade – Prosperidade – Paz

A disposição para conversamos mais sobre Propósito, se você quiser conhecer mias sobre Programa Postura de Valor siga as minhas redes sociais ou me chame -12 9 8202-6347 – Te espero!

Outros textos que vão te ajudar no seu processo de autoconhecimento: 

Identidade – qual é a sua?

A FELICIDADE passa pelo SER- FAZER- TER

Os benefícios da alegria

8 hábitos que vai mudar sua vida