O marketing pessoal muitas vezes é discutido como essencial para quem está entrando no mercado de trabalho, no entanto, todos os profissionais podem e devem trabalhar seu marketing pessoal para se destacar no mercado de trabalho de forma consciente e consistente.
No cenário econômico atual, com uma competição acirrada, você precisa ter “algo a mais” para mostrar, não vale só saber,  em que mostrar que sabe, esse deve ser seu diferencial!

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é um conjunto de ações planejadas com o objetivo de promover a sua imagem pessoal e atribuir um valor positivo a ela, posicionando-se como referência na área em que atua.
Aplicado à vida profissional, significa mostrar-se de forma positiva a seus contatos, com base em ações planejadas para transmitir os seus pontos positivos ao mesmo tempo que minimiza as suas fraquezas.
Pode ser traduzida também como a arte de se vender para outra pessoa: você é a sua própria marca, ninguém melhor que você consegue vender os seus serviços/produtos. Para isso você precisa trabalhar seu marketing pessoal de forma a gerar valor para sua imagem.
De forma mais simples: É a arte de vender um produto chamado “Eu” com uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso ou resultado de um determinado objetivo. Isso ocorre com ações e estratégias guiadas por um planejamento que o ajudarão a se colocar no mercado de maneira mais eficaz e com mais resultados.

Benefícios do Marketing Pessoal?

O principal objetivo do marketing pessoal é fazer você se destacar na multidão, ser vista e desejada. O trabalho para alcançar esta meta gera alguns efeitos positivos, que melhoram as suas chances de sucesso no mercado de trabalho que está tão acirrado.

  • Autoestima em alta: você deve valorizar seus pontos positivos, com reflexos tanto no profissional quanto no pessoal; foque no seu ponto forte.
  • Mais confiança e coragem: parte de um bom networking é a sua capacidade de “botar a cara a tapa”. O marketing pessoal parte do mesmo princípio, e estes dois atributos são fundamentais. Acredite em você e coragem pra seguir em frente e marcar o seu nome na história, deixar o seu legado.
  • Quebra da timidez: Você deve estar mais aberto a novos contatos, baixando sua resistência a tomar a iniciativa nesses momentos; fazer coisas que nunca fez e falar com quem nunca falou. Foque no resultado que você quer através dos relacionamentos que você pode construir.

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e a sua importância para uma carreira de sucesso, você deve estar se perguntando como isso pode ser trabalhado, o que eu preciso fazer?  Embora seja um assunto amplo quero deixar poucas e eficientes dicas para você começar a se destacar no seu marketing pessoal.
“Vou chamar de Marketing pessoal 5 Ps” Veja quantos Ps você pode praticar e com certeza terá grandes resultados.

Como construir seu Marketing pessoal?

1 – Propósito – objetivo.

Quanto mais claro você souber quem é você onde está e onde quer chegar, mais fácil conseguirá se mostrar e assim se vender mais e melhor..
Pergunta? Onde você está, onde quer chegar e como vai fazer isso? Saiba que uma das estratégias é investir em Marketing Pessoal e você não pode negligenciar essa informação.
Antes de começar você precisa responder as seguintes perguntas:

  • Como você quer ser visto? Por quem você quer ser lembrado?
  • Qual trabalho/serviço você quer divulgar. Com quem você deseja se relacionar profissionalmente?
  • Comece a construir suas estratégias.

2 – Pessoa – Seja você

Seja você, não se compare com os outros e viva sua realidade. Faça conexões baseado na sua verdade e valores e não os negocie. Entender o que é marketing pessoal é a melhor maneira de combinar todos esses fatores e transmitir para seus contatos profissionais exatamente a imagem que você deseja passar e não se esqueça que você será visto assim como você se mostra. Atente-se para seu conteúdo, aparência e para seu comportamento.
Celebre quem é você, acredite em você, assim todos acreditarão na sua verdade. Seja simpático, saiba receber elogios e se mostra querido com os que cercam você. As pessoas querem estar perto de pessoas simpáticas e gentis. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem perder a humildade.
 

Seja notado

“Quem não é visto, não é lembrado”. Embora só ser visto não basta, mas essa é uma ação de uma estratégia de marketing pessoal. Afinal, não adianta resolver todos os problemas e ser um bom líder, um excelente gestor, se ninguém ficar sabendo disso. Por isso, se relacionar com as pessoas que cultivam os mesmos interesses que você é de suma importância.
A escala para o sucesso requer mais do que apenas talento ou conhecimento. É preciso saber se relacionar com as pessoas certas, sem ignorar aqueles que estão a seu lado.
Esteja presente onde o seu público estiver. Pode ser nas redes sociais, canal no YouTube, em feiras, congressos e eventos diversos, nos mundos offline e online. Permita-se ser notado e não esqueça que a sua postura em qualquer lugar offline e online precisa estar congruente com seu propósito.
Fique atento e aproveite todas as oportunidades, crie novas oportunidades, resolva os pequenos problemas das pessoas, seja lembrado, sem ser agressivo, somente compartilhando seus valores de forma simples e sincera. E assim será lembrado!

Construa a primeira impressão é a que fica

O ditado é mais verdadeiro do que nunca. Superar uma impressão inicial ruim exige o dobro do trabalho e possa ser que você não tenha a segunda chance para concertar uma primeira má impressão. Por isso, concentre-se em aproveitar ao máximo essa primeira chance.
Certifique-se de estar de acordo com a ocasião, adequando o jeito que você se veste e o vocabulário utilizado. Detalhes como um aperto de mão firme, contato olho no olho ou tom de voz empregado também são valorizados por profissionais de sucesso. E não esqueçam da expressão corporal e verbal.  Não negligencie sua postura! 

Proatividade

Ser proativo no dia a dia é um modo de mostrar como você deseja o sucesso, pessoal e profissional. Uma coisa é certa: marketing pessoal não funciona se houver preguiça e acomodação. Você precisa sair da zona de conforto é onde o fracasso costuma habitar. Se você é do tipo que espera os problemas chegarem para ser resolvidos, está fazendo errado. A chave do sucesso é ser proativo, seja a pessoa que apresenta soluções, ou conecta outros as soluções que eles precisam. As pessoas precisam lembrar de você como alguém que faz conexões.
Vale lembrar que todos nós temos uma contribuição, seja ela profissional ou não, para oferecer ao mundo – e com você não é diferente. Você tem algo que eu preciso e verse versa. Precisamos nos conectar, quem vai dar o primeiro passo? Proatividade! 

Comunicação

O marketing pessoal tem forte presença na comunicação e não significa saber apenas como falar em público; é preciso entender a prática como um diálogo. Saber ouvir muitas vezes é mais decisivo do que uma boa oratória. Você precisa ter uma boa comunicação fazer com que as pessoas queiram te ouvir, esse processo precisa ser desenvolvido com credibilidade. Por isso atente-se para o que você fala, e se está sendo entendido pelo seu público; e se for necessário no processo faça correções na maneira como você se comunica.

Cuidado com as redes sociais. Elas podem ser ferramentas essenciais ao profissional moderno, mas com frequência também contribuem negativamente. Tenha certeza que tudo postado nesses canais reflete a imagem que você deseja passar, pois é assim que você será avaliado. A maneira como você se mostra será visto, como as pessoas te veem nas redes sociais?

Dicas:

Comece a compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação que serão relevantes para seu público.
Pra você ser assertiva pergunte-se: Que tipo de conteúdo meu público consome na internet? O que chama sua atenção? Você vai ver como isso vai aumentando positivamente a percepção das pessoas sobre você.
Não faça post sem conexão com você ou com seu produto, compartilhar toneladas de conteúdos aleatórios pode saturar os seguidores.
E quando você postar algo relevante não será vista, cuidado não faça posts mais de uma vez por dia!
Agregue valores positivos à sua imagem ao mesmo tempo em que se mostra como o provedor de soluções que seu público espera.
Construa sua autoridade, relevância, reputação e credibilidade de forma a alinhar postura, propósito, pra você ter prosperidade e paz que é resultado que almejamos pelo nosso trabalho.  E pra isso, é preciso marcar posição para ser reconhecido como referência.

Espero que tenha gostado das dicas, a disposição!
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