Produtividade: os primeiros passos para desenvolvê-la

Um dos conceitos para o qual eu busco contribuir em meus atendimentos individuais e no Workshop Postura de Valor é a produtividade. Sempre que investimos tempo, dinheiro e ideias em um projeto, precisamos ter a preocupação de nos tornarmos produtivas para fazer com que ele de fato saia do papel e se transforme em resultados.

Mas o que é produtividade?

Resumidamente, a produtividade é a capacidade de produzir ou entregar algo em mais quantidade, utilizando o mínimo de tempo e recursos, mas sem perder a qualidade do que está sendo entregue.

Minha experiência mostra que para ser produtiva, é necessário ter, antes de tudo, propósito, seguido de organização e inspiração. Estando apoiada sob essas três fontes, a produtividade acontece e se resume em: “fazer a coisa certa, do jeito certo, no tempo certo com menos custo”.

Propósito 

propósito, como já comentei aqui no blog, “é descobrir o seu presente, tudo o que está dentro de você e como você pode utilizá-lo.”  – William Shakespeare”. Ou seja, é a base de tudo o que realizamos. Sem termos objetivos claros e foco do que queremos produzir, não vamos conseguir criar com qualidade. Para começar, precisamos nos autoconhecer para entender quais são os nossos sonhos, o que sabemos produzir, como produzimos e qual valor entregamos com aquilo que fazemos.

Organização

A organização é essencial para aproveitar o tempo e as ferramentas que temos para produzir. Ter ritmo de produção, disciplina, dedicar algumas horas para estudos e evitar a procrastinação são algumas das maneiras de manter a mente e o trabalho organizados.

Inspiração

Já a inspiração é fundamental para que possamos criar referências e nos espelharmos em exemplos de pessoas e processos produtivos! Por isso, ler, conhecer pessoas novas, conhecer histórias e fazer contato também são formas úteis de alcançar mais produtividade.

Para ajudar você a dar início a uma vida mais produtiva, separei cinco dicas fáceis e funcionais.

  1. Identifique em qual período você se sente mais produtiva

Você funciona melhor de manhã, à tarde ou à noite? Identificar os seus picos de produtividade é importante para que você organize a sua rotina de modo a deixar as atividades que mais exigem de você no melhor período para ideias e execução.

  • Uma coisa de cada vez

Vamos abolir a ideia de que mulheres fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Não fazem! E, se fizerem, a qualidade das atividades vai cair drasticamente. É melhor organizar uma lista de prioridades e se dedicar a cada uma delas individualmente.

  • Use as ferramentas disponíveis

Aplicativos de agenda, alarmes e organização estão disponíveis gratuitamente. Vale a pena conhecer e verificar qual se adapta melhor à sua realidade. Se você não for tecnológica use sua velha e funcional agenda ou planner. O importante é ter uma ferramenta que funcione.

  • Prepare o ambiente

Cuide para que o seu ambiente de trabalho esteja de acordo com o que você precisa para se sentir bem e executar seus projetos. Talvez uma música clássica ou uma cor mais clara te ajudem na concentração. Mais uma vez, autoconhecimento é essencial. Eu preciso de um ambiente limpo, organizado e que transmita paz, só assim eu consigo produzir, e claro sempre com música.

  • Cuide da alimentação!

A alimentação saudável tem total ligação com a produtividade. Um estudo realizado na Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, com 20 mil trabalhadores, mostrou que quem tem hábitos alimentares ruins é 66% mais propenso a apresentar queda na produção. Então não vacile na sua alimentação, seja produtivo, sem falar em outros benefícios que a alimentação saudável nos proporciona.

Se quiser saber mais sobre esse assunto leia: http://blog.cristianafrancacoach.com.br/administracao-do-tempo-x-produtividade/

E se quiser saber mais sobre como se tornar produtiva e eficiente, conte comigo! Vai ser um prazer atendê-la e te ajudar nessa jornada.

E para contribuir com sua produtividade conheça o Planner Faça Acontecer.

Entrega pra todo o Brasil.

Um grande abraço, Cristiana Franca.